Freepik

Mais de 60% do território de Portugal continental, distrito de Viseu incluído, estava no final de fevereiro em seca extrema, e 29,3% em seca severa, de acordo com o índice do Instituto português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No final do mês de fevereiro 66,2% de Portugal continental estava em seca extrema, 29,3% em seca severa e 4,5% em seca moderada.

De acordo com o índice meteorológico de seca (PDSI) disponível hoje na página IPMA, em situação de seca extrema estavam os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

O relatório indica também que no final de fevereiro verificou-se um agravamento da situação de seca meteorológica em todo o território com um aumento da área nas classes de seca mais graves, severa e extrema.

Além do índice de seca, o Boletim Climatológico do IPMA indica que o mês de fevereiro, em Portugal continental, foi o 3.º mais seco desde 1931 (mais secos em 2012 e 1934).

Quanto aos valores de percentagem de água no solo, o IPMA revela que no final de fevereiro verificou-se uma diminuição dos valores na região Norte e Centro e em particular nos distritos de Bragança e Guarda.

De acordo com o IPMA, nesses distritos e no Alentejo e Algarve os valores de percentagem de água no solo são inferiores a 20%.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.