Foto: CCL

O número de municípios distinguidos com as bandeiras verdes de ‘Autarquia Familiarmente Responsável’, por práticas efetivas de apoio às famílias, aumentou este ano para 95, mas pelo distrito de Viseu mantêm-se apenas as três do ano passado: Nelas, São Pedro do Sul e Viseu.

A lista completa da 14.ª edição, foi hoje divulgada pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, que através do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) distinguiu 95 municípios que investem na construção de uma política integrada de apoio à família com dados reportados a 2021.

São avaliadas áreas como o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre, e participação social.

Na edição deste ano aderiram ao projeto 145 autarquias. As 95 que vão receber a bandeira verde representam um aumento de 13% face à edição anterior, com 84 entidades premiadas.

As autarquias galardoadas distinguiram-se ainda por promoveram o alargamento da gratuitidade em alimentos, medicamentos, transportes, desporto e cultura, algumas das quais para incentivar a natalidade, atribuíram um prémio monetário e a abertura de uma conta bancária.

Há ainda as que promovem diferentes tipos de apoio a famílias com fragilidade social, com a doação de alimentos e medicamentos, e apoio ao pagamento de despesas (renda da habitação, água e eletricidade), e na área da saúde, sendo a doação ou comparticipação de medicamentos, entre as quais o Município de Nelas, que garante o apoio à aquisição e medicamentos por parte da população sénior.

O Observatório foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.

No distrito de Viseu, com 24 concelhos, apenas três viram atribuído este galardão.

A cerimónia de entrega das bandeiras verdes vai decorrer no dia 26 de janeiro, em Coimbra.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm