Douro venceu em Bruxelas (no passado dia 15 de junho) a candidatura a “Cidade Europeia do Vinho 2023“.

“All Aroud Wine, All Around Douro foi o lema da candidatura do Douro a Cidade Europeia do Vinho 2023, que orgulhosamente assumimos como um desiderato primordial na garantia do presente e do futuro do nosso território”, referiu o Presidente do Município da Régua no início do discurso de apresentação, em Bruxelas.

António Caiado, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, foi o representante do Município Moimentense na capital belga.

A CIM Douro refere em comunicado que nesta candidatura foi materializada a vontade de um território que é, segundo Miguel Torga, “a realidade mais séria que temos” em Portugal, mencionando  que “foram múltiplas as razões para que a grande região do Douro tivesse vontade de assumir a missão de ser Capital Europeia do Vinho 2023”.

“Com esta vitória acalentamos o desejo legítimo de que o Douro, um grande contribuinte das exportações nacionais, faça do vinho e da vinha uma alavanca concreta e real para o desenvolvimento da sua economia e riqueza de quem aqui vive e trabalha”, representando “uma marca económica, social e cultural com notoriedade”, acrescenta.

A CIM Douro é composta por 19 municípios: Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Coa e Vila Real.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.