Freepik

Diogo Coelho, 21 anos, natural de Viseu, foi detido em Londres, suspeito de liderar o RaidForums, o maior fórum mundial de “hackers” com 500 mil utilizadores.

Foi detido pela Europol, na sequência de uma investigação liderada pelo FBI, e aguarda agora extradição para os Estados Unidos onde poderá será julgado por diversos crimes informáticos, entre os quais a venda de bases de dados pessoais, que incluíam, entre outras, informações detalhadas de números d bilhetes de identidade e passaporte, cartões de crédito e dados de acesso a diversos serviços online, entre os quais serviços bancários.

Natural de Viseu, nascido em 2000, Diogo Coelho foi detido em janeiro passado no Reino Unido, pelas autoridades britânicas, na sequência de diligências iniciadas do outro lado do Atlântico pelos americanos do FBI, confirmou a PJ em conferência de imprensa, onde apresentou mais pormenores sobre a Operação Tourniquet que contou com a participação da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T).

A PJ já investigava Diogo Coelho desde 2020, devido a indícios de outras práticas potencialmente criminosas, que não estavam relacionadas com a gestão do RaidForums.

Confirmou agora a detenção do jovem viseense e as buscas domiciliárias que permitiram apreender bens de valor monetário elevado e também equipamentos que serviam para manter o RaidForums operacional.

Além de Diogo Coelho, as autoridades detiveram mais dois suspeitos, ambos cidadãos estrangeiros, acusados de serem cúmplices nesta rede de pirataria informática.

O RaidForums opera na chamada Dark Web que se considera oculta por não estar indexada nos motores de busca tradicionais e facilitar o anonimato dos internautas.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm