Foto: Estação Diária

A abertura oficial da edição 2023 da Feira de São Mateus, em Viseu, está marcada para as 21H30 desta quinta-feira, 10 de agosto, junto à Porta de Viriato. É a edição número 631 da considerada Guardiã das Feiras Populares do país, que, este ano, associa-se às comemorações dos 900 do Foral de Viseu.

Conforme comunicado, na estreia desta edição, marca presença o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, que acompanhará o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e o Presidente da VISEU MARCA, Pedro Alves – bem como o restante Executivo Municipal e Comitiva -, num périplo pelo recinto, o qual iniciará na Praça de Viriato, com o acompanhamento do Grupo de Zés Pereiras de São Martinho (Orgens).

Depois dos discursos oficiais, segue-se a ligação da iluminação decorativa, a atuação da dupla Raquel&Rodrigo e o aguardado fogo-de-artifício. Nesta noite de abertura, sobem ao palco grupo BE-DOM, a partir das 22 horas.

No corredor do Multiusos de Viseu estarão patentes duas exposições: uma dedicada aos projetos e iniciativas municipais, intitulada “Viseu (n)o Coração de Portugal”, apresentando o desenvolvimento territorial dos últimos anos, através de uma mostra fotográfica de 112 peças; adicionalmente, este ano, em que o concelho celebra os 900 anos do Foral de Viseu por Dona Teresa, considerada a Rainha de Portugal, o espaço apresenta ainda uma exposição, que exibe a Carta de Foral. “Os visitantes poderão ver de perto o documento, uma cópia fiel do original, e ler mais sobre as palavras que Dona Teresa escreveu a Viseu quando dele fez concelho”, destaca a mesma nota informativa.

O Município destaca também a realização de dois espetáculos, protagonizados por Companhias estrangeiras, provenientes do Reino Unido e da França.

O primeiro já para esta sexta-feira, 11 de agosto, intitulado “The Heliosphere”, espetáculo aéreo, com música e acrobacias, apresentado no Campo de Viriato pela Companhia inglesa “The Dream Engine”, com um primeiro momento pelas 20H30 e outro pelas 23H45.

Neste dia 11 de agosto, destaque para o momento simbólico de entrega do Certificado de Sustentabilidade da Feira de São Mateus, pelas 20H30.

Ainda em agosto, no dia 25, o Picadeiro será o palco do espetáculo de teatro, de luz, movimento, e magia, “The Herbert’s Dream”, protagonizado pela Companhia francesa “Des Quidams”.

Toda a programação da edição 2023 da Feira de São Mateus, que se prolonga até dia 21 de setembro, está disponível para consulta em www.feirasaomateus.pt.