Imagem: CD Tondela

O Clube Desportivo de Tondela estreou um documentário que evoca o feito histórico que foi a presença na final da Taça de Portugal de futebol, na época passada, temporada de sabor ‘agridoce’ já que antes do jogo frente ao FC Porto, no Jamor, a equipa teve que lidera com a descida à II Liga de futebol.

A Caminhada Auriverde‘ são 60 minutos de filme, em formato documentário, onde são relembrados os “melhores momentos” vividos pelo Tondela numa caminhada histórica no futebol distrital, sendo a primeira equipa de Viseu a chegar à Final da Taça de Portugal, onde viria a ser derrotada por 3-1 pelo FC Porto que acabaria por erguer o troféu.

O documentário regista os sorrisos da chegada ao Jamor, mas também as lágrimas do último jogo do campeonato, o empate a dois golos com o Boavista que ditou a descida.

O filme tem relatos dos treinadores que lideraram o Tondela na época 2021/22, Pako Ayestarán e Nuno Campos, de jogadores, dirigentes e adeptos.

No final da exibição do documentário, que aconteceu no Auditório da ACERT, em Tondela, o presidente do clube, Gilberto Coimbra, não escondeu a emoção por recordar “um feito histórico e o viver de uma triste notícia. Na altura estava em causa a manutenção, o que não aconteceu e descemos de divisão”, disse Gilberto Coimbra.

Atual presidente da SAD ‘auriverde’, acrescentou que o Tondela “escreveu uma página na história da federação e do futebol português, com a presença no Jamor no dia 22 de maio” de 2022.

O documentário, “é um registo que fica” para o futuro e que “marca aquela que foi a primeira” ida do Tondela à final da Taça de Portugal”, manifestando o desejo de lá voltar.

“Não é uma promessa, porque o futebol é fértil em surpresas, não é uma ciência exata, não é matemático, mas tudo farei, enquanto estiver no Tondela, para que o clube volte a ser feliz na I Liga e, quem sabe, volte a fazer história pela segunda vez. Esperamos que não seja a última”, disse.

O documentário A Caminhada Auriverde volta a ser exibido esta quinta-feira, dia 25 de maio, no auditório da Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT).

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.