Foto: Connor Coyne

O Futebol Feminino em Portugal vai ter novidades, algumas já na próxima época, depois da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ter aprovado alterações nos quadros competitivos da Liga, II e III divisões, e a criação da IV Divisão a partir da temporada 2025/26.

Decisões tomadas em reunião da Direção da FPF, destacando-se já na próxima época a alteração no número de participantes nos campeonatos de seniores femininos, considerando que vão permitir “melhorar a competitividade das várias provas, promovendo o equilíbrio e aumentando a base de recrutamento de futebolistas portuguesas”.

Outro objetivo, destaca a direção da FPF, passa por evitar a sobrecarga no calendário face ao aumento de clubes portugueses em competições UEFA, em particular na Liga dos Campeões.

Na Liga Feminina de Futebol, principal competição, a época 2024/25 ainda será disputada por 12 equipas, mas já com o pressuposto de redução para 10 equipas em 2025/26.

Uma das novidades é a obrigatoriedade de todos os jogos serem disputados em piso de relva natural, acabando assim a possibilidade de utilização de relva sintética em jogos da principal divisão.

Quanto às II e III divisões, serão disputadas por 12 equipas a partir da época 2026/27, enquanto a nova IV Divisão será uma competição aberta e com forte base regional, já a partir da época 2025/26.

Garantem os responsáveis da federação que haverá ainda uma “maior e mais criteriosa distribuição e aplicação de fundos de apoio aos clubes”, estando já estabelecido um montante de 7,8 M€ para as épocas de 2024/25 e 2025/26.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.