A GNR vai realizar um conjunto de ações de sensibilização sobre segurança dirigidas à comunidade escolar, na semana em que cerca de 1,2 milhões de crianças e jovens regressam às aulas.

São ações de sensibilização em todos os estabelecimentos da área de responsabilidade da GNR, informa a corporação em nota à imprensa.

O objetivo passa por transmitir conselhos de segurança a professores, alunos e encarregados de educação, envolvendo nestas ações agentes das

Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) enquanto os militares dos Postos Territoriais irão promover ações de sensibilização sobre segurança na rua, em casa e ainda segurança rodoviária, alertando os condutores para a necessidade de utilização dos cintos de segurança e dos sistemas de retenção para crianças.

A GNR vai também divulgar o Programa Escola Segura e dar a conhecer os militares responsáveis pelo programa para cada escola.

A GNR adianta que tem sob sua responsabilidade cerca de cinco mil estabelecimentos de ensino em todo o país.

Neste âmbito, a GNR vai aconselhar aos jovens estudantes que no deslocamento de e para a escola circulem sempre que possível acompanhados ou em grupo e evitar passar em locais isolados ou com pouca luz, memorizar no telemóvel o número do posto da guarda local, num dos números de marcação rápida e esperar pelos pais, por algum familiar, dentro da escola.

No que diz respeito à utilização da internet, a GNR recomenda que escolham bem os conteúdos que publicam, não deixar palavras-passes acessíveis, nem as mostrar a amigos, não acreditar em tudo o que se diz ou mostra online e informar pais e encarregados de educação, professores ou auxiliares da escola sempre que tiverem um problema.

A GNR recomenda igualmente aos pais que acompanhem o desenvolvimento escolar e as rotinas do seu filho, que os ensinem a colocar o número do Posto da GNR local num número de marcação rápida e informar a guarda sempre que tiverem conhecimento ou suspeita de que o seu filho ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu