A Guarda Nacional Republicana (GNR) tem já a decorrer a ‘Operação Natal e Ano Novo 2022’, este ano até dia 02 de janeiro, com particular atenção dos militares no combate à sinistralidade rodoviária e à criminalidade, em particular furtos em residências e comércio.

O patrulhamento rodoviário é agora maior nas vias de maior tráfego durante a quadra natalícia, com o objetivo de “garantir as festividades e as deslocações em segurança, em todo o território nacional”, adiantou o Comando Nacional da GNR em comunicado.

É ainda aconselhado aos cidadãos que passem o Natal e Ano Novo fora das suas residências habituais, para que deixem tudo bem fechado e trancado e com alarmes ativos, se for o caso, e ainda que informem as autoridades policiais da área de residência para que possa ser assegurado o patrulhamento.

Nas estradas, a GNR divide a operação em dois períodos, o primeiro, correspondente ao Natal, entre 22 e 26 de dezembro, e o segundo, para o Ano Novo, com reforço de patrulhamento entre 29 de dezembro e 02 de janeiro.

Não serão tolerados comportamentos de risco dos condutores, em particular o excesso de velocidade, manobras perigosas e a correta sinalização de manobras de ultrapassagem, mudança de direção e de cedência de passagem, ainda a utilização do telemóvel durante a condução. Os militares da GNR estarão ainda atentos à circulação correta na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares, bem como a não utilização do cinto de segurança ou dos sistemas de retenção para crianças.

A GNR apela ainda aos condutores para que planeiem a viagem, façam pausas para descanso, adequem a velocidade às condições meteorológicas, condições da estrada e tráfego e evitem manobras perigosas.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm