A GNR tem os seus efetivos na estrada para intensificar o patrulhamento nas principais vias de acesso a Fátima, e apoiar os peregrinos que rumam ao santuário para as celebrações religiosas do 13 de maio.
A operação “Peregrinação Segura 2023” vai decorrer até dia 14 de maio e, segundo o Comando Nacional da GNR, visa “apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as deslocações, reforçando ainda o policiamento no Santuário de Fátima e zonas envolventes”.
A operação será realizada em duas fases, a primeira a decorrer até dia 11, com policiamento nas vias pedestres mais usadas pelos peregrinos e zonas envolventes ao Santuário, e nos eixos viários de acesso.
A segunda fase da operação vai decorrer de 12 a 14 de maio para “garantir a segurança das celebrações religiosas que decorrem no Santuário de Fátima e também nas zonas envolventes”, informou a GNR, que este ano prevê uma maior afluência de peregrinos motivada pela Jornada Mundial da Juventude que se vai realizar em agosto em Portugal.
A GNR aconselha os peregrinos a circularem em fila indiana, sinalizando o início e o fim dos grupos, a usarem sempre, de dia ou de noite, coletes refletores, e a evitarem locais onde seja proibida a circulação de peões, além de não usarem auscultadores, auriculares, ou o telemóvel durante a caminhada.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm