Foto: GNR

A Guarda Nacional Republicana registou no ano passado 602 acidentes com veículos agrícolas, que causaram 40 mortos, 65 feridos graves e 224 feridos ligeiros.

Os números são avançados no dia em que a GNR arranca com a Operação Campo Seguro durante a qual os militares vão reforçar ações de sensibilização aos utilizadores de tratores e máquinas agrícolas.

Até 16 de fevereiro de 2025, o objetivo passa por “fazer cumprir as regras de segurança e prevenir a ocorrência de acidentes na manobra de veículos e máquinas agrícolas e florestais”, informa o Comando Nacional da GNR, acrescentando que em 2023 foram realizadas 1.011 ações de sensibilização, junto de 8.638 pessoas entre agricultores com pequenas e médias culturas, por norma os locais onde ocorrem mais acidentes deste tipo.

Lembra a GNR que nos acidentes com veículos agrícolas, em propriedade privada, as causas mais comuns são a perda de controlo, a irregularidade do terreno e a queda do trator.

Serão ainda reforçadas as ações de patrulhamento e a fiscalização nas explorações agrícolas e florestais com o objetivo de prevenir possíveis situações de tráfico humano e roubos, e para promover a utilização segura de veículos e máquinas agrícolas e florestais.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.