De modo a ajudar os peregrinos a preparar a sua jornada, a comunidade/grupo Caminho Português de Santiago lançou, no passado dia 28 de janeiro, o website caminhoportuguesdesantiago.eu, colocando toda a informação necessária num só espaço.

Com mapas dinâmicos, que seguem os trajetos descritos nas páginas detalhadas com as etapas do Caminho Português de Santiago do Porto à capital galega, este novo site é o ponto de partida que ajuda os peregrinos a fazer o percurso sem perderem muito tempo na internet.

Esta é uma divulgação da agência ‘Simple‘, relembrando que o Caminho de Santiago é uma tradição milenar que leva milhares de pessoas anualmente até à capital da Galiza: número com tendência a aumentar de ano para ano. O governo português- a partir da Comissão de Certificação do Caminho de Santiago- tem vindo a fazer um esforço, desde 2019, para certificar os vários percursos que saem de Portugal. O último a receber o certificado foi Caminho Português da Costa, devido à sua “importância histórica e cultural”.

O website tem também respostas personalizadas, entrevistas a caminheiros e artigos desenvolvidos a pensar nas perguntas de quem faz o percurso, como por exemplo: “A história do Caminho de Santiago”, “Caminho de Santiago: o que levar” ou “Como preparar o Caminho”.

Este é um trabalho iniciado em 2018 nas redes sociais, com especial destaque do grupo de Facebook – Caminho Português de Santiago – onde os mais de 50 mil membros têm recebido muito bem a nova plataforma. Nos comentários das publicações relacionadas com o website podem ler-se congratulações como: “website é muito instrutivo e ao mesmo tempo fácil de compreensão”, ou era mesmo disto que estava a precisar para fazer o caminho”.

A proactividade foi desenvolvida pela agência de Marketing Digital Simple que encara este tipo de projectos como exercícios de performance para pôr em prática novas estratégias digitais, como também dar a oportunidade à equipa de trazer os seus hobbies e interesses para o dia a dia na agência.

Para 2022 está já projectado o estudo e documentação do Caminho Central a partir de Lisboa, o Caminho da Costa e a variante Espiritual. Uma série documental também está nos planos da equipa.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.