Foto: BYU

Joga como avançada, chama-se Nádia Gomes, nasceu em Viseu, e é uma das duas novidades entre as 25 eleitas de Francisco Neto para os dois jogos de estreia de Portugal na Liga das Nações Feminina de Futebol.

Nádia Filipa Gomes Coelho nasceu em Viseu, no dia 09 de novembro de 1996, e desde os 10 anos que está radicada nos Estados Unidos.

Não é uma estranha na seleção, que representou por oito vezes nos Sub-19, onde marcou dois golos.

Atual jogadora da equipa norte-americana dos San Francisco Glens, vai agora representar Portugal na primeira edição da Liga das Nações em seleções femininas de futebol, onde a equipa das ‘quinas’ procura manter-se na Liga A, entre as 16 melhores equipas europeias.

Portugal vai realizar os jogos em casa, com Noruega, Áustria e França em Barcelos, Póvoa do Varzim e Leiria, respetivamente.

A estreia, frente à Noruega, está marcada para o dia 26 de setembro de 2023, no Estádio Municipal de Barcelos, com o segundo encontro em território nacional (na quarta jornada), diante da Áustria, em 31 de outubro, agendado para o Estádio do Varzim, na Póvoa de Varzim.

Na última ronda desta fase de apuramento, a seleção lusa vai receber a França (5 de dezembro), no Estádio Municipal de Leiria.

Na abertura da competição, Portugal visita a França, em 22 de setembro, estando os restantes jogos fora agendados para 27 de outubro, na Áustria, e 1 de dezembro, na Noruega.

O primeiro classificado segue para a “final four”, o segundo permanece na Liga A, o terceiro vai aos play-offs de promoção/despromoção, a duas mãos, com um segundo classificado da Liga B, enquanto o quarto é relegado à Liga B.

A fase decisiva da primeira edição realiza-se entre 21 e 28 de fevereiro de 2024, sendo que os finalistas da Liga A qualificam-se para os Jogos Olímpicos de Paris2004 – se um deles for a França, já qualificada como anfitriã – segue o melhor semifinalista.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.