Foto: IP

O troço entre Gouveia e a Guarda da Linha da Beira Alta, vai ser o primeiro a reabrir, e já no final deste mês de outubro, confirmou um dos responsáveis pela Infraestruturas de Portugal (IP).

Henrique Teles confirmou a informação avançada pelo Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, que tinha avançado no passado dia 25 de setembro, que a Linha da Beira Alta deverá estar totalmente operacional, entre a Pampilhosa e Vilar Formoso, até ao final do primeiro trimestre de 2025.

Encerrada desde 2022, para obras de requalificação, a ferrovia vai reabrir de forma faseada e, para já, com recurso à sinalização antiga, já que a nova “apenas vai estar pronta no final de 2025”, acrescentou Henrique Teles.

A abertura do troço entre Gouveia e a Guarda Vai beneficiar, para já, o transporte de passageiros, enquanto o transporte de mercadorias só será mais eficaz e rápido no final de empreitada, altura em que estarão disponíveis todas dez novas estações que terão capacidade para cruzar comboios com 750 metros, sendo aumentada a capacidade de escoamento da rede ferroviária nos eixos de acesso internacionais e reduzido o custo de transporte por unidade transportada.

A renovação integral da Linha da Beira Alta custa cerca de 600 milhões de euros e é considerada uma das obras fundamentais do Corredor Internacional Norte e vai permitir uma ligação ferroviária mais segura e rápida entre o centro e o norte do país e a fronteira com Espanha.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.