O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), atualizou o mapa de risco e deixou todos os distritos a norte do Tejo em Alerta Vermelho, devido à previsão de temperaturas muito elevadas.
Uma primeira avaliação tinha apenas oito distritos em alerta máximo – Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre – mas, já ao início da tarde, nova atualização com mais distritos a entrarem em Alerta Vermelho, caso de Viseu, que durante a manhã estava no nível laranja.
Nos critérios do IPMA, o Alerta Vermelho em Viseu é emitido sempre que a temperatura máxima prevista ultrapassa os 40 graus e no distrito há hoje concelhos como Tabuaço, São Pedro do Sul e Mortágua, com máxima prevista de 43 graus, e de Armamar, Tondela, Vouzela e Carregal do Sal, que podem hoje chegar aos 42 graus.
Esta situação resulta de uma massa de ar muito quente e seca, originária no norte de África, que irá persistir até sexta-feira, com valores de temperatura acima ou muito acima da média, com exceção do litoral.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.