Tem sido um sucesso o projeto do Laboratório Móvel das Ciências: Viseu Dão Lafões que desde setembro de 2020 tem andado em itinerância pelas escolas do território.

Apresentado a 15 de setembro de 2020, pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, no âmbito do Plano de Promoção do Sucesso Educativo, o Laboratório Móvel das Ciências, ao longo dos dois últimos anos letivos, contactou com cerca de 500 docentes e 7800 alunos, de turmas dos 3º, 4º e 6º anos do ensino básico.

O laboratório andou pelos 14 municípios que integram a CIM Viseu Dão Lafões, proporcionado o contacto com “tecnologia, programação, robótica e ciências experimentais”, lembrou em comunicado a comunidade.

Foram dinamizadas um total de 443 ações, sendo que, o módulo temático central “Fábrica de Robots”, foi o tema escolhido pelos professores em 396 ações. No que concerne aos temas opcionais, o módulo “Corpo Humano” foi a opção pedagógica dos docentes por 209 vezes; tendo o módulo “Fenómenos Atmosféricos e Alterações Climáticas”, sido escolhido em 170 ocasiões; já o módulo “A Nossa Escola no Cosmos” foi opção 65 vezes, por último, o módulo “Engenhos e Engenhocas” registou 44 ações.

No próximo período de interrupção letiva, o Laboratório Móvel das Ciências irá continuar a percorrer os Municípios da CIM Viseu Dão Lafões, permitindo que as crianças, também, possam usufruir desta experiência em contexto de férias escolares.

Para o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “a CIM tem realizado uma forte aposta no Pilar Educação. Acreditamos que esta aposta, que acrescenta valor ao processo de ensino e aprendizagem, é uma mais-valia para o desenvolvimento e coesão do nosso território”.

“Entre outros temas, temos dedicado particular atenção a questões como a literacia ambiental, a literacia financeira, a saúde oral e a alimentação saudável ou, ainda, ao empreendedorismo, apostando em conteúdos inovadores, capazes de alargar os horizontes e potenciar as capacidades dos nossos alunos. No entanto, é com manifesta satisfação e sentido de dever cumprido que vemos esta proposta pedagógica inovadora  (Laboratório Móvel), dedicada às ciências experimentais e à robótica, a ser acolhida com tanto entusiasmo pela comunidade escolar e a crescer de ano para ano”, concluiu o Secretário Executivo.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubAuchan