O Município de Lamego transformou o edifício da antiga escola primária de Magueijinha, em albergue para acolher peregrinos do Caminho Português Interior de Santiago.
O novo alojamento, gerido pela União de Freguesias de Bigorne, Magueija e Pretarouca, é o primeiro a ser criado no concelho, especialmente destinado a peregrinos.
Esta localizado junto à Estrada Nacional 2, e além de um dormitório, tem ainda uma cozinha, uma zona reservada a sala de convívio e casas de banho completas, e também um logradouro onde os peregrinos podem descansar.
Este novo equipamento, lembra a autarquia de Lamego, faz parte do projeto de valorização do Caminho Português Interior de Santiago, implementado nos oito municípios que são atravessados pela rota.
O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, assume ser intenção da autarquia abrir novos albergues deste género em outros pontos do concelho.
O Caminho Português de Santiago Interior é uma rota de peregrinação de origem medieval que atravessa Viseu, Castro Daire e Lamego, no distrito de Viseu, e ainda os municípios do Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves.
Atravessa a fronteira luso-galega por Verín e prossegue por Ourense até Santiago de Compostela.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.