Foto: CM Lamego

A Câmara de Lamego decidiu encerrar temporariamente o Parque Biológico da Serra das Meadas e o Abrigo Municipal, numa medida preventiva face ao elevado risco de incêndio que afeta a região.

Segundo explicou o presidente da autarquia, Francisco Lopes, os dois equipamentos vão permanecer encerrados, pelo menos até terça-feira, numa altura em que o distrito se encontra em estado de alerta devido às temperaturas elevadas e ao perigo extremo de fogo rural.

A decisão visa reduzir o risco de qualquer ignição acidental ou provocada por negligência, sobretudo no Parque Biológico da Serra das Meadas, uma área florestal protegida e de elevado valor ambiental.

Apesar de os espaços estarem devidamente limpos e mantidos, a autarquia considera que a presença de visitantes aumenta o risco de ocorrência de incêndios, numa fase em que muitas pessoas procuram aquele local como refúgio do calor.

O município apela, por isso, à utilização de espaços urbanos alternativos para lazer durante os próximos dias, enquanto persistirem as condições meteorológicas adversas.

Apesar do encerramento ao público, a equipa do Parque Biológico e do Abrigo Municipal continuará a assegurar todos os cuidados aos animais e a vigilância da área florestal, mantendo-se também disponível para responder a eventuais situações relacionadas com a recolha ou assistência a animais que necessitem de ajuda.

A medida será reavaliada no início da próxima semana, em função da evolução das condições meteorológicas e do risco de incêndio.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm

PubNO PALÁCIO DO GELO E NO FORUM VISEU!