Imagem: CM Lamego

Em Lazarim, no concelho de Lamego, os caretos vão voltar a sair à rua, para mais uma edição daquele que é um dos mais tradicionais e característicos eventos de carnaval na região, e que por lá se chama Entrudo.

Sem adereços nem cortejos, importados por outras festividades carnavalescas um pouco por todo o país, em Lazarim são os caretos esculpidos em madeira, de traços diabólicos e ar carrancudos, que preservam uma tradição que vem de longe.

O ponto alto voltará a ser a leitura dos testamentos da comadre e do compadre, na tarde de terça-feira de Carnaval, onde nada nem ninguém é poupado em textos marcados pela sátira e pelo humor, com os visados a ser habitualmente os rapazes e raparigas da terra.

O Entrudo em Lazarim termina sempre com a queima do compadre e da comadre, seguida da tradicional feijoada e caldo de farinha, oferecidas pela organização às centenas de visitantes que anualmente rumam até aquela freguesia do concelho de Lamego.

Este ano, há ainda espaços gastronómicos, venda de produtos regionais e artesanato, para além de muita animação de rua, num programa do Entrudo de Lazarim que vai começar a 01 e terminar a 04 de março, e que inclui ainda um raid fotográfico na Alcaria de Mazes e um concurso de máscaras e fardas.

Pelo Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI) haverá um encontro de artesãos.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPublicite Aqui