Foto: Freepik

O Município de Lamego vai garantir cuidados veterinários gratuitos a animais de companhia de famílias carenciadas do concelho.

Em nota de imprensa, a autarquia adianta que se trata de um apoio para famílias com dificuldades económicas, “sem capacidade para garantir bens e serviços de primeira necessidade aos seus animais” em particular os tratamentos médico-veterinários.

Para o executivo liderado por Francisco Lopes, as “dificuldades económicas muito contribuem para o crescimento do abandono animal” no concelho e assim decidiu avançar com um projeto que integra o Regulamento Municipal de Promoção do Bem-Estar Animal, que garante os cuidados veterinários, gratuitos, e prevê ainda outras medidas, como a promoção da adoção responsável de animais.

O acesso a estes apoios é feito através do preenchimento de um formulário, acompanhado de alguns documentos como a última declaração de IRS e respetiva nota de liquidação, fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão e comprovativo de residência.

Para o email parque.biologico@cm-lamego.pt deverá também ser enviado o comprovativo da identificação bancária (IBAN) e a fatura associada à despesa veterinária.

“O Plano de Bem-Estar Animal do Município de Lamego tem em vigor um conjunto de iniciativas que visa apoiar as famílias mais desfavorecidas para que possam assegurar os cuidados de saúde aos seus animais, combater o abandono e promover a adoção responsável”, acrescenta.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.