A Câmara Municipal de Lamego prevê a execução e diversos projetos no concelho financiados por fundos europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no valor de 50 milhões de euros.
Alguns projetos, adianta o Município, estão já em execução, e outros seguir-se-ão durante os próximos meses.
Até agora, adiantou a autarquia liderada por Francisco Lopes, foram aprovadas e estão em execução. seis candidaturas municipais que incluem a criação uma residência de estudantes universitários, a requalificação e conservação do Museu de Lamego, a modernização da infraestrutura tecnológica do Museu de Lamego e do Convento de Ferreirim, e o desenvolvimento de um plano de transição digital na zona comercial da cidade, além de obras para melhoria das condições de acesso às habitações.
Foram também já submetidos a apoios do PRR mais dez projetos que aguardam aprovação, e representam mais de 20 ME de investimento, entre os quais a construção do novo centro de saúde e de 108 novos fogos de habitação a custos controlados, além da criação de uma equipa multidisciplinar do projeto-piloto “Radar Social” e a melhoria das condições de acessibilidade no edifício dos Paços do Concelho.
Outras sete candidaturas ao PRR estão em preparação e deverão ser apresentadas até ao final de março, precisando de um financiamento de quase 20 milhões de euros, que incluem a reabilitação de edifícios municipais para a criação de 11 fogos de habitação a custos controlados, a requalificação e modernização da Escola Básica 2/3 de Lamego e da Escola Secundária da Sé, a adaptação de 32 passadeiras a pessoas com mobilidade reduzida ou invisuais e a realização de obras em residências particulares.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm