Foto: CM Lamego

O Município de Lamego está a reforçar os meios de reciclagem no concelho, desta vez com a instalação na cidade de 24 novos ‘oleões’, para recolha de óleos alimentares produzidos em contexto doméstico.

Informa a autarquia que este sistema de recolha seletiva, é semelhante aos existentes para o papel, plástico, vidro e pilhas, e apesar de ser doméstico, também pode ser utilizado pela restauração.

Na prática, está a ser duplicada a capacidade de recolha, com a duplicação do número de oleões que ficarão à disposição dos cidadãos, desta vez com a rede a ser expandida até às novas urbanizações na cidade de Lamego.

“Os antigos oleões encontravam-se danificados e sem possibilidade de recuperação”, justificou o vereador dos serviços urbanos, Fábio Duarte, acrescentando que “originavam uma recolha deficitária dos óleos alimentares usados e derrames frequentes deste tipo de resíduos. Havia, por isso, alguns problemas de ordem ambiental associados”.

O investimento, segundo aquele responsável é superior a 15.200 euros.

Os óleos alimentares recolhidos são destinados à produção de produtos na área dos biocombustíveis (biodiesel) ou na área química, caso não apresentem a qualidade mínima necessária para valorização ao nível dos biocombustíveis.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.