Imagem: Museu Lamego

O Museu de Lamego vai acolher a partir de 22 de junho, ‘Boas Raparigas’, uma exposição fotográfica de Manuel Pinheiro da Rocha que retrata a visão masculina do papel da mulher na cidade entre 1930 e 1950.

“A exposição é uma mostra de fotografias tiradas entre 1930 e 1950 e chamamos de ‘Boas raparigas’, porque extraímos de todo o acervo, um conjunto de fotografias que mostram a mulher, que ilustram bem, com uma sensibilidade muito masculina em relação à mulher e aos seus papéis sociais”, adianta a diretora do Museu de Lamego, Alexandra Falcão, acrescentando que ‘Boas raparigas’ faz parte do acervo fotográfico de Manuel Pinheiro da Rocha que está no Centro Português de Fotografia.

“São imagens de uma cultura visual da mulher disseminada durante o Estado Novo, suas representações e papéis sociais, sustentados por uma estética e sensibilidade marcadamente masculinas”, disse ainda aquela responsável.

Manuel Pinheiro da Rocha nasceu em 1893 na freguesia de Britiande, concelho de Lamego, e, aos 18 anos, mudou-se para o Porto, cidade em que se fixou como alfaiate e amador de fotografia, por influência do fotógrafo Domingos de Alvão, que tinha o seu estabelecimento no mesmo prédio da alfaiataria.

A exposição estará patente até 27 de outubro, e integra a programação do Museu de Lamego no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.