A Câmara Municipal de Lamego viu aprovada em reunião do executivo uma proposta de orçamento para 2023 no valor de 38,5 milhões de euros, um aumento de 4,5 milhões de euros comparativamente ao deste ano.

A proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano foi aprovada sem votos contra, e aposta em áreas como habitação social, na criação da primeira residência para estudantes do ensino superior e no lançamento de novos projetos de requalificação urbana, como do Jardim da República, da Praça do Comércio e da Avenida das Acácias.

Segundo o presidente da autarquia, Francisco Lopes, serão executadas “políticas de proximidade aos cidadãos, às famílias, às coletividades e às empresas, em todas as dimensões da nossa vida económica e social”.

O autarca adianta que se trata de um documento cauteloso, atendendo à atual conjuntura económica e social, mas que procura dar sinais positivos às famílias e às empresas, “sem colocar em causa os nossos pilares financeiros e não passa para gerações futuros encargos com o presente, mas também não limita a nossa capacidade de desenvolvimento”.

Há um investimento previsto de 1,7 milhões, com a educação a ser uma das áreas de ação prioritárias do município, reforçada com a continuação da execução das competências transferidas da administração central (responsabilidade pelo funcionamento de todos os estabelecimentos de ensino público de jardim de infância, primeiro, segundo e terceiro ciclos e ensino secundário).

De acordo com a autarquia, será dada prioridade à remodelação e manutenção da escola básica 2/3 e da Escola Secundária da Sé”, concluindo assim a requalificação da rede escolar iniciada em 2007.

Na cultura, entre as principais novidades está a entrada em funcionamento, no primeiro trimestre, do Centro Educativo do Teatro Ribeiro Conceição e a criação do programa Lamego Criativo, “uma convocatória aberta a projetos artísticos no âmbito da descentralização cultural que o município irá levar a cabo”, acrescentou.

A conclusão das obras em curso no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e a execução de novos projetos, como a criação de soluções de habitação acessível para jovens e famílias de classe média e de habitação social para famílias carenciadas, são outras das apostas.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm