Foto: CM Lamego

A Assembleia Municipal de Lamego aprovou as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2026, no valor global de 84,3 milhões de euros, mais 12 milhões do que no ano anterior, o maior orçamento de sempre do município.

Segundo a autarquia, o crescimento resulta sobretudo do aumento do investimento em bens de capital, associado a projetos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelo Portugal 2030. Entre as principais obras previstas destacam-se a conclusão do novo Parque de Saúde (9,3 milhões de euros), a requalificação das escolas Básica 2/3 e Secundária da Sé (7 milhões), a construção de 106 fogos de habitação social (12,4 milhões) e a criação do novo polo da ESTGL no Mercado Municipal.

O plano inclui ainda intervenções de requalificação urbana, repavimentação de estradas, criação de centros cívicos, regeneração urbana em várias freguesias rurais e a modernização das ETAR e estações elevatórias.

O presidente da Câmara, Francisco Lopes, sublinha que se trata de um orçamento “realista e ambicioso”, com apostas fortes na Saúde, Educação, Habitação e Mobilidade. O executivo mantém a estabilidade fiscal, preservando as taxas de IMI, IRS e derrama, bem como os benefícios fiscais já em vigor.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubNO PALÁCIO DO GELO E NO FORUM VISEU!