A Câmara de Lamego criou um passe mensal gratuito para que os cidadãos seniores residentes no concelho, que lhes dá direito a utilizarem, de forma ilimitada, os transportes públicos que servem a região.
A autarquia liderada por Francisco Lopes justificou a medida com o aumento do custo de vida e os baixos rendimentos da grande maioria da população sénior, lembrando que os reformados já beneficiavam de uma redução de 50% no valor a pagar pelo passe, mas agora passa a ser totalmente gratuito.
Considera a Câmara de Lamego que será uma forma de estimular os idosos a viajarem, promovendo “a sua participação ativa na vida social e cultural da comunidade”.
A tarifa social gratuita do Cartão Sénior Viaja está disponível para pessoas residentes no concelho, com 65 ou mais anos, ou até com menos idade, desde que comprovem a situação de reforma.
A autarquia avançou ainda que, para a população em geral, o passe do Verdinho passa a ser válido em todas as carreiras urbanas e municipais, mantendo os transportes públicos gratuitos para os menores de 23 anos.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm