A CDU apresentou as linhas mestras do programa com que se vai apresentar aos viseenses nas eleições legislativas de 30 de janeiro.
Alexandre Hoffmann, ‘cabeça de lista’ pela coligação PCP-PEV, divulgou um programa que assenta no que considera serem 10 pilares para o desenvolvimento do distrito, com propostas em áreas como agricultura, desenvolvimento económico e social, turismo, cultura, mobilidade e saúde.
A CDU defende para o distrito de Viseu, medidas como um matadouro público para Viseu, a construção de barragens de regadio em Moimenta da Beira e Armamar ou a fixação de preços baixos para adubos, combustíveis e eletricidade.
Quer ainda incentivos à ocupação dos parques industriais e políticas fiscais e de crédito que apoiem a fixação e a produção das micro, pequenas e médias empresas, além de apoios à modernização do pequeno comércio.
Na cultura, propõe a candidatura do centro histórico de Viseu a património da humanidade da UNESCO, e defende ainda o lançamento de um Plano Integrado de Desenvolvimento Turístico que aposte nas riquezas “patrimoniais, paisagísticas, etnográficas, gastronómicas e culturais”.
Quanto à mobilidade, defende o fim das portagens na A25 e A24, e a duplicação e requalificação do IP3, além de uma ligação de Viseu à ferrovia, e um estudo para a reintrodução da Linha do Vouga.
Na saúde, defende o alargamento dos horários nos centros de saúde, e a construção do centro oncológico do Hospital de Viseu, além da reabertura de várias valências no Hospital de Lamego entre as quais a maternidade e uma urgência cirúrgica.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.