A CDU, e o Bloco de Esquerda (BE), já definiram nomes para encabeçarem as listas de candidatos, pelo distrito de Viseu, nas eleições legislativas de 30 de janeiro de 2022.

A CDU candidata como ‘número 1’ pelo círculo eleitoral de Viseu, Alexandre Hoffmann Castela, biólogo de 33 anos, natural de Lamego.

Já o BE aposta em Manuela Antunes, a professora de 54 anos, com mestrado em Desporto e Atividade Física, membro da comissão coordenadora concelhia de Viseu do BE e candidata pelo partido à presidência da Câmara de Viseu nas autárquicas deste ano.

Em segundo lugar na lista por Viseu, o BE candidata Manuel Coelho, de Tarouca, operador de revisão da CP, e como número 3 a independente Inês Coelho, de Mangualde, licenciada em direito.

CDU e BE não elegeram nenhum candidato pelo círculo eleitoral e Viseu nas legislativas em 2019, onde os bloquistas foram a terceira força política mais votada, com 13.956 votos (7,86%) e a CDU como quinta mais votada, recebendo nas urnas 4082 votos (2,3 %).

PSD (36,24%) e PS (35,37%), dividiram entre si os oito deputados eleitos pelo distrito de Viseu.

ALEXANDRE COSTA E SOUSA HOFFMANN CASTELA

Nascido a 27 de Agosto de 1988 em Lamego, é licenciado pelas Universidades de Coimbra e Siena (Itália) em Biologia e mestre em Genética e Desenvolvimento pela Universidade de Barcelona (Espanha). Co-fundador de um movimento estudantil e cívico, assente nos valores de Abril, de intervenção e análise política. Biólogo, ligado à área da Biologia, Protecção e Conservação da Biodiversidade e Consultoria e Educação Ambiental. Dirigente político e associativo, eleito para cargo público. Cronista e comentador em regime de colaboração com a imprensa regional. Escritor publicado com o título “A Aparição Segundo a Memória” e “O Quadro Vermelho de Jericó”, que contou com participações na Feira do Livro de Lisboa e na Feira do Livro do Porto, entre outras.

MANUELA MARIA COELHO ANTUNES

 

Professora de Educação Física há 31 anos na E.B. Dr. Azeredo Perdigão (33 anos de serviço), tem o Mestrado em Desporto e Atividade Física e uma Pós Graduação em Teatro Aplicado (ESEV).

É membro dos corpos gerentes do SPRC – Sindicato de Professores da Região Centro

É membro da Assembleia Geral da Associação de Professores de Educação Física – APEF VISEU. 

Foi a primeira mulher árbitra nos quadros nacionais da Federação Portuguesa de Andebol e praticou a modalidade em clubes como Clube Académico de Futebol, Associação Académica de Viseu, Benfica de Castelo Branco; e no Voleibol: NDS Guarda, Clube Académico de Futebol, Associação Académica de Viseu e Lusitano Futebol Clube.

Foi candidata nas eleições europeias no ano de 2014 e candidata à CM Viseu nas eleições autárquicas de 2013 e de 2021 pelo Bloco.

É membro da Comissão Coordenadora Concelhia de Viseu do Bloco de Esquerda e colabora com uma crónica mensal no Jornal do Centro e no Interior do Avesso.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.