As eleições legislativas antecipadas estão marcadas para este domingo, dia 30 de janeiro, com 21 as forças políticas concorrentes e quase mais 10 mil os eleitores face a 2019.

São mais de 10,8 milhões de eleitores residentes em território nacional, e no estrangeiro, chamados a votar e escolher o partido que consideram que deve formar o próximo Governo ou no que pensam que melhor os representa, elegendo os 230 lugares de deputados da Assembleia da República para a próxima legislatura.

A legislatura atual, que terminaria apenas em 2023, foi interrompida depois do ‘chumbo’ do Orçamento do Estado para 2022 ter gerado uma crise política que levou à dissolução do parlamento e à convocação de eleições antecipadas.

Apesar do aumento geral de eleitores, quando comparado com 2019, quase todos os círculos perderam eleitores, com a exceção da Europa, Fora de Europa, Setúbal, Faro e Açores.

Podem votar, desde que inscritos no recenseamento, os cidadãos de nacionalidade portuguesa, maiores de 18 anos, e “os cidadãos brasileiros, residentes em Portugal, com cartão de cidadão ou bilhete de identidade e com estatuto de igualdade de direitos políticos.

Um jovem que faça 18 anos no dia da eleição também pode votar, adianta a CNE.

A distribuição dos 230 deputados por círculo eleitoral não tem qualquer alteração em relação às últimas legislativas, sendo os que elegem mais deputados Lisboa (48), Porto (40), Braga (19), Setúbal (18) e Aveiro (16).

Viseu elege oito deputados, como já aconteceu em 2019, então repartidos entre PSD e PS.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.