Os eleitores do distrito de Viseu terão 13 opções de voto nas Legislativas de 18 de maio, menos uma que um 2024, com o PAN a não apresentar listas.
São cerca de 334.600 cidadãos com direito a voto para elegerem os oito deputados que vão representar Viseu na nova legislatura.
A nível nacional, foram 20 as forças políticas e coligações que formalizaram candidaturas, mas sete não têm candidatos no distrito de Viseu.
Os círculos de Lisboa, Porto, Setúbal, Europa e Fora da Europa terão os boletins maiores, com 18 candidatos, enquanto os círculos a que concorrem menos partidos e coligações são Bragança, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu e Açores, cada um com 13.
Quase todos os partidos com assento parlamentar concorrem a todos os 22 círculos eleitorais, à exceção do PAN que não constará no boletim de voto de Viseu, este ano também sem candidatura da coligação entre o Aliança e o Movimento Partido da Terra, a Alternativa 21.
Fora da AD o PPM apresenta candidaturas próprias, e tem também lista em Viseu.
No distrito de Viseu o sorteio ditou que a ordem seja:
- Alternativa Democrática Nacional (ADN)
- Iniciativa Liberal (IL)
- Partido Popular Monárquico (PPM)
- AD – Coligação PSD/CDS-PP
- Reagir Incluir Reciclar (RIR)
- Ergue-te
- Nova Direita
- Bloco de Esquerda (BE)
- Volt
- Coligação Democrática Unitária (CDU)
- Chega
- Livre
- PS
Além da AD – Coligação PSD/CDS-PP que tem como cabeça de lista António Leitão Amaro, do PS que aposta em Elza Pais, e do Chega, com João Tilly, também o RIR e a CDU repetem os cabeças de lista de 2024, respetivamente com Luís Lourenço e Alexandre Hoffmann Castela.
Pedro Pinto é a aposta do Ergue-te, David Santos do BE, Miguel Won do Livre, Jorge Vide do Volt, João Antas de Barros da IL, Luís Rafael Almeida da ADN e João Carlos Andrade da Nova Direita, e o PPM aposta em Luís Duarte Almeida como cabeça de lista.
Em 2024 a AD (36,36%) e o PS (27,45%) elegeram cada três deputados e o Chega (19,45%) dois.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.