Lightsource bp recebeu “luz verde” para avançar com projeto da Central Solar do Paiva, anunciou a empresa multinacional.

Este é o primeiro projeto solar da empresa em Portugal, no concelho de Vila Nova de Paiva, num investimento global na ordem dos 200 milhões de euros.

Conforme comunicado, a Lightsource bp “líder mundial no desenvolvimento e gestão de projetos de energia solar”, recebeu a Decisão de Impacte Ambiental (DIA) positiva relativa à instalação da Central Solar do Paiva. Este projeto de larga escala que a Lightsource bp se encontra a desenvolver em Portugal em articulação com os municípios e as comunidades locais ascende a uma potência total superior a 260 megawatts (MW).

De acordo com a Declaração de Impacte Ambiental, o projeto contribui para a diversificação das fontes energéticas do país e para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado Português no que diz respeito à produção de energia a partir de fontes renováveis e à redução da emissão de gases com efeito de estufa (GEE), evitando a emissão de 157.575 toneladas de CO2 por ano.

O investimento da Lightsource bp neste projeto inclui, também, a criação de emprego, a aquisição de serviços locais, melhorias nas infraestruturas, preservação da biodiversidade, promoção do património cultural e iniciativas comunitárias, salienta a mesma nota infomativa.

É com entusiasmo que recebemos o resultado da Avaliação de Impacte Ambiental, um importante passo rumo à construção e posteriormente exploração do nosso primeiro projeto de grande escala em Portugal”, refere Miguel Lobo, Country Head Portugal da Lightsource bp.

Devido à sua escalabilidade, aos curtos ciclos de implantação e ao facto de apresentar os menores custos de geração de eletricidade da história, a energia solar é a aposta segura para acelerar a descarbonização, promover o uso dos recursos endógenos e a diversificação de fontes de energia,  e um planeta mais sustentável para as gerações futuras, com um relevante contributo do nosso país. Para tal, esse caminho tem de ser feito já, e não podíamos estar mais felizes por fazer parte do processo”, acrescenta.

A Lightsource bp anunciou a sua entrada no mercado ibérico de energia no final de 2018, inicialmente com a instalação em Madrid e, em 2019, em Lisboa. A empresa informa que tem um portfolio de mais de 1500MW em Portugal que serão construídos entre 2023 e 2027, correspondendo a um investimento superior a 1.000 milhões de euros. Refere ainda que além dos projetos de energia solar, encontra-se a explorar oportunidades na área do hidrogénio verde.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm