A Linha SNS 24 recebeu mais de 5 milhões de chamadas no primeiro trimestre de 2022, um número recorde no serviço, ainda assim menos de 3% das situações foram encaminhadas para um serviço de urgência.

Segundo dados do Ministério da Saúde, foi um aumento exponencial, em comparação com as 1,6 milhões de chamadas no período homólogo de 2021.

Apesar do grande aumento de chamadas para a SNS 24, a procura nas urgências hospitalares não teve um aumento notário, ainda segundo dados do ministério.

O maior número de chamadas aconteceu em janeiro, altura da quinta vaga da pandemia covid-19, com cerca de 3,3 milhões de chamadas.

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento é responsável por avaliar e orientar os cidadãos perante um problema de saúde não emergente (por exemplo tosse, febre).

Através do contacto telefónico é feita a triagem de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequado, nomeadamente autocuidados, cuidados de saúde primários, serviços de urgência, INEM ou Centro de Informação Antivenenos.

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