O Governo vai fazer sessões de esclarecimento nos concelhos onde haverá pesquisa para eventual exploração de lítio, entre os quais vários no distrito de Viseu, como Mangualde, Penalva do Castelo, Nelas e Viseu.

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes esteve reunido com autarcas, aos quais explicou todo o processo que envolve a mineração e exploração de lítio em Portugal, deixando garantias que o processo envolve regras ambientais rigorosas, e quais os ganhos que económicos que possibilitam.

O governante diz que o próximo passo será explicar todo o processo às entidades e às populações dos concelhos que constam no mapa de exploração recentemente aprovado pelo Governo.

O Governo vai explicar o processo de exploração e lítio em Portugal em sessões organizadas em conjunto com os municípios, junto das comunidades locais. A relevância do lítio, os ganhos económicos que podem resultar da sua exploração, e os impactos ambientais que podem provocar e a forma de serem minimizados, serão alguns dos tópicos dessas sessões de esclarecimento.

A fase de prospeção deverá demorar dois anos e meio a três anos e a expectativa do Governo é que em cada um dos municípios, uma mina de lítio ocupará em média apenas 1% da área de pesquisa.

A decisão de avançar com a prospeção de lítio em Portugal tem sido contestada por autarquias e associações ambientalistas.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.