O relatório da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) sobre reclamações, elogios e sugestões a prestadores de cuidados de saúde em Portugal, revela que no primeiro semestre deste ano houve 340 reclamações sobre o Centro Hospitalar Tondela-Viseu, e refere ainda 21 elogios feitos por utentes à instituição, além de nove sugestões.

No setor privado, houve 93 reclamações sobre o Hospital CUF Viseu, unidade que recebeu 21 elogios e uma sugestão.

São dados que constam no relatório dos primeiros seis meses deste ano que reportam mais de 37.000 reclamações sobre unidades de saúde públicas, privadas e sociais em Portugal, relativos a 2.556 estabelecimentos.

Questões relacionadas com a “covid-19”, “Focalização no utente”, “Cuidados de saúde e segurança do doente”, e o “Acesso a cuidados de saúde”, foram as que mais queixas registaram.

A maioria das situações de descontentamento continua a ser feita com recurso ao livro de reclamações físico, usado em 53,8%, enquanto o livro de reclamações eletrónico, obrigatório desde dezembro de 2019, foi usado apenas em 2,6% dos casos. Por carta ou e-mail chegaram à ERS 28,2% dos processos.

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