Foto: CM Mangualde

Mangualde poderá vir a ter um equipamento cultural dedicado ao emigrante, estando o Governo a estudar essa possibilidade, anunciou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Paulo Cafôfo adiantou que se trata de um equipamento que será “único no país” que servirá para preservar a memória da diáspora, estando nesta altura em estudo a viabilidade financeira do projeto, que o Governo quer articular com o Município de Mangualde, envolvendo ainda as universidades, e a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

O governante reconheceu que, no país, “já existem outros projetos de dimensão local ou regional de núcleos museológicos ligados à emigração”, mas, para Mangualde o projeto será mais ambicioso, mas não avançou com mais pormenores.

O secretário de Estado, que iniciou em Mangualde a primeira visita incluída num roteiro pelo território nacional, intitulado “Ligar Portugal à diáspora”, adiantou que o concelho acolherá o próximo fórum da rede de apoio ao investimento da diáspora, que deverá acontecer em finais de maio ou início de junho, e deverá contar com cerca de 300 pessoas.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.