São cerca de 200 operacionais e cinco meios aéreos no combate ao incêndio florestal, que deflagrou durante a madrugada em Vila Mendo de Tavares, concelho de Mangualde, e mantinha ao início da tarde de hoje duas frentes ativas.

O fogo não tem dado tréguas, com o calor intenso e algum vento a dificultarem as operações de combate às chamas, o que já levou os responsáveis operacionais a mobilizarem mais meios para o local.

Segundo informação do autarca de Mangualde, o fogo mantém “duas frentes ativas” mas uma delas causa maior apreensão por estar próxima da povoação de Vila Mendo de Tavares, freguesia de Abrunhosa-a-Velha.

Marco Almeida confirmou que o fogo está a ser combatido por “cerca de 200 operacionais no terreno, cinco meios aéreos e mais de 40 viaturas”, além de unidades locais de proteção civil e dos serviços municipalizados”. Também o gabinete da ação social está junto das populações, “no sentido de dar as devidas respostas”, acrescentou o autarca.

A outra frente ativa está em “zona de pinhal, na floresta, em direção à serra” e, “apesar de preocupar”, os responsáveis da proteção civil referem que “não coloca populações em risco e tem já no terreno os sapadores do ICNF” (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas).

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.