Foto: CM Mangualde

As obras de requalificação e ampliação do Bairro Municipal da Gândara, em Mangualde vão custar cerca de três milhões de euros, e deverão arrancar em breve para estarem concluídas até ao final do próximo ano, anunciou a autarquia.

São obras de reabilitação e ampliação, que vão permitir 20 fogos, de tipologia T2 e T3, “melhorando de forma considerável as condições de vida dos habitantes”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida.

É um investimento com recurso a fundos da União Europeia, através de uma candidatura apresentada pelo município ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

O Bairro Municipal da Gândara bairro foi construído na década de 1950 e a empreitada de requalificação abrange obras em dez moradias geminadas e anexos, melhoramentos nos espaços públicos envolventes e remodelação de infraestruturas.

Vão ser feitas “de forma faseada”, informou o autarca, acrescentando que durante os trabalhos está previsto o realojamento dos moradores, em coordenação com a Ação Social da Câmara Municipal, com os custos a serem suportados pelo valor financiamento para a empreitada.

Marco Almeida frisou ainda a necessidade de serem respeitados os prazos de construção lembrando que o período de execução do PRR termina em 2026.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.