Longicórnio do pinheiro

A Câmara de Mangualde viu aprovada uma candidatura que garante cerca de um milhão de euros para investir em ações de proteção da floresta contra o nemátodo, parasita mais conhecido por “bicho” do pinheiro.

Através do Programa de Ação Nacional para controlo do nemátodo da madeira do pinheiro e do longicórnio do pinheiro, inseto que transporta o parasita, autarquia Associação de Produtores Florestais- Dão Flora vão ao longo dos próximos três anos intervencionar cerca de 500 hectares de floresta.

Estão previstas ações de identificação das árvores com sintomas da doença, serão ainda instaladas armadilhas para combater a disseminação do parasita, estando ainda previstas ações de monitorização, testes laboratoriais e tratamentos preventivos, além do abate das árvores que estejam afetadas pelo parasita e sem sinais que possam recuperar.

O nemátodo do pinheiro é um parasita que provoca a diminuição da produção de resina, a manutenção das agulhas mortas por período prolongado e ramos secos mais quebradiços que o habitual, levando à secura total da copa da árvore.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.