Foto: freepik

O IPMA agravou hoje os avisos meteorológicos para os próximos dias, colocando os distritos de Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Vila Real, Porto e Viseu sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte e persistente.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os maiores valores acumulados de precipitação acontecerão nas zonas mais montanhosas, em especial durante a noite de sexta e madrugada de sábado. Os modelos apontam para acumulados acima dos 50 litros por m2 na generalidade do distrito de Viseu.

O vento vai também aumentar de intensidade e soprar temporariamente forte com rajadas que nas terras altas poderão chegar aos 90 quilómetros por hora nas terras altas.

O aviso laranja é o terceiro numa escala de quatro de avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O estado do tempo poderá vir ainda a agravar-se no fim-de-semana, em especial no domingo onde deverá chover ainda mais e com mais intensidade, podendo ocorrer algumas situações de cheias rápidas em especial em zonas mais ribeirinhas.

Comunicado do IPMA:

A partir do meio da tarde de dia 28 de outubro, quinta-feira, prevê-se uma alteração significativa das condições do estado do tempo em Portugal continental. O tempo seco e ameno dos últimos dias dará lugar a tempo chuvoso, a uma descida da temperatura máxima e a uma subida da temperatura mínima entre os dias 28 e 31 de outubro.

A região anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Ocidental irá enfraquecer, e permitir a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria nos dias 28 e 29 e, posteriormente, a influência de uma massa de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água, transportada latitudinalmente, num padrão usualmente conhecido como rio atmosférico.

Esta situação meteorológica irá originar precipitação em todo o território e tem potencial para produzir chuva persistente e, por vezes, forte, em especial no litoral Norte e Centro no dia 29, nas regiões Centro e Sul no dia 30 e nas regiões Norte e Centro nos dias 31 de outubro e 1 de novembro. Existe ainda alguma incerteza em relação à localização das maiores quantidades de precipitação, podendo, em alguns locais registar-se valores acumulados em 24 h da ordem de 40/50 mm.

O vento do quadrante sul irá aumentar de intensidade, em particular nas terras altas e na faixa costeira onde soprará temporariamente forte e com rajadas até 65 km/h e 80 km/h respetivamente.

Salienta-se ainda o aumento da agitação marítima na costa de Portugal continental e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.