Foto: CM Moimenta da Beira

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira aprovou, por unanimidade, 24,5 milhões de euros (ME) de Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano para o ano 2025.

Um documento que o autarca Paulo Figueiredo classifica de “arrojado”, avançando que são mais 750 mil euros em comparação com o deste ano, e que 2025 será um ano marcado por “novos projetos e requalificações de espaços existentes” dando como exemplo a da escola secundária da vila, projeto onde serão investidos cerca de 5,5 ME.

Ainda no parque escolar, o autarca destaca os 500 mil euros de investimento na requalificação da escola de Alvite, destacando ainda a conclusão em 2025 da residência universitária onde estão a ser investidos cerca de 600 mil euros.

Está também prevista a requalificação de algumas estradas municipais, além de obras de eficiência energética que a autarquia quer fazer nos edifícios das piscinas e da biblioteca.

Inscrita no orçamento está também a obra da barragem da Boavista, destinada a aproveitamento hidroagrícola, nesta altura já com o estudo aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Na habitação, são cerca de 2 ME para investir na reabilitação e construção de casas e há também projetos de bairros digitais, com uma dotação financeira de 750 mil euros.

Metade do orçamento do Município de Moimenta da Beira será consumido em 2025 por custos com pessoal, transporte escolar, eletricidade e recolha de resíduos sólidos urbanos, entre outras.

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) vai continuar nos 0,3%, mínimo permitido por lei, e o IRS baixa dos 5% para 3%, ou seja, os munícipes verão devolvidos 2% do IRS que pagam.

Na derrama, a taxa municipal sobre lucros das empresas, vai manter-se zero para as que apresentem faturação abaixo dos 150 mil euros.

A oposição, eleita pelo Partido Social Democrático (PSD), votou a favor, uma vez que “foram incluídas algumas propostas” que os vereadores defendiam, “como a da redução do IRS”, assim como “projetos que eram essenciais” para o concelho.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu