Foto: CCL

A falta de água na Barragem de Vilar, em Moimenta da Beira, está a complicar o abastecimento dos aviões de combate aos fogos.

Segundo o Expresso, a descolagem dos aviões anfíbios está a ser dificultada pelo baixo nível das águas e nem sempre as aeronaves conseguem encher os tanques com os 5000 litros de capacidade.

A Barragem do Vilar, que serve os municípios de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Tabuaço, é um dos principais pontos de abastecimento de água na região, e muito utilizada no abastecimento de aviões e viaturas para combate aos fogos, mas há outros locais também em risco de perderem capacidade de abastecerem os aviões anfíbios.

Para o presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, António Nunes, a solução passará por substituir meios aéreos de asa fixa – aviões – por helicópteros, “que podem abastecer com maior facilidade, a partir de charcas, piscinas e outros pontos de água”

Segundo os dados mais recentes da Agência Portuguesa do Ambiente, a Barragem do Vilar tinha no início de julho apenas cerca de 15% da sua capacidade de armazenamento de água.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.