Foto: CCL

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira vai avançar com novas medidas de apoio à natalidade e também à adoção de crianças, que passam por oferta de cheques prenda e ‘vouchers’ para uso no comércio e serviços do concelho.

Os cheques prenda no valor de 1.500 euros são por cada nascimento ou adoção e os ‘vouchers’ de 2.500 euros vão permitir o reembolso às famílias das despesas efetuadas no concelho com aquisição de bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento da criança, entre os quais despesas com creches, consultas médicas, medicação, artigos de higiene, puericultura, alimentação, vestuário e calçado.

O autarca Paulo Figueiredo considera que se são medidas que integram uma “nova política social de incentivo ao crescimento e à dinâmica demográfica”, a pensar “no fomento da natalidade e da qualidade de vida dos munícipes” e assim procurar criar condições que permitam “fixar pessoas e mais famílias no concelho de Moimenta da Beira”.

O autarca acrescenta que estas medidas procuram ajudar a inverter a tendência decrescente da taxa de natalidade no concelho ao longo dos últimos anos, num concelho com mais de 10 mil habitantes mas onde em 2021 nasceram apenas 68 crianças.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm