Foto: CM Mortágua

A Câmara de Mortágua estabeleceu com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, um acordo que viabiliza a construção de casas a custos controlados, aproveitando o antigo edifício da escola primária da vila.

O protocolo agora assinado prevê um investimento de 1,1 milhões de euros para execução de um projeto de ampliação e construção de habitações na antiga escola primária, e na área envolvente, num total de 10 apartamentos, dois quais oito de tipologia T2 e dois T1.

As obras serão financiadas na totalidade por verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), adiantando a autarquia de Mortágua que deverão estar concluídas até meados de 2025.

Os apartamentos serão depois colocados no mercado de arrendamento.

Este investimento, frisa a autarquia de Mortágua, é apenas uma parte do que está previsto fazer no concelho, onde está previsto um investimento total de 3,5 ME para o Parque Público de Habitação, que incluiu a reabilitação de dezenas de casas no concelho no âmbito do Programa 1.º Direito, gerido pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana e com apoio do PRR.

Recorda a autarquia de Mortágua que, nesta altura, decorrem já as obras de recuperação e requalificação das antigas escolas primárias do Freixo e de Almacinha que serão transformadas para responder a situações de Alojamento Urgente e Temporário.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.