Foto: CM Nelas

A Assembleia Municipal de Nelas deu ‘luz verde’ à proposta de Orçamento Municipal e Grandes opções do Plano apresentada pelo executivo camarário para 2025, e que ascende aos 40,5 Milhões de euros (ME), e onde se destacam as verbas destinadas aos setores da Educação, Saúde e Habitação.

São mais cerca de 15 ME comparativamente com 2024, com o autarca Joaquim Amaral a justificar os números com investimentos nas obras previstas no PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e no PT2030.

Metade do orçamento está reservado “para os setores sociais da habitação, da saúde, da educação, o setor da água e saneamento e empresarial, e ainda obras de coesão acordadas com as juntas de freguesia” frisou o autarca nelense, destacando os mais de oito milhões na educação que vão permitir “a requalificação de escolas dos agrupamentos do concelho” e “investir na promoção do sucesso educativo” através de vários projetos e também “nos transportes, alimentação e apoio às famílias”.

Na saúde, “serão investidos mais de três milhões na requalificação das Unidades de Saúde Familiares” (USF) e, na habitação, a previsão é um investimento superior a “5,5 ME para as obras da estratégia local de habitação”.

Quanto a impostos, as famílias continuarão a ter o IMI na taxa mínima permitida por lei, e a devolução de 1% do IRS pago.

Já as empresas vão continuar a beneficiar da taxa mínima da derrama, estando isentas do imposto sobre os lucros as empresas com volume de negócio até 150 mil euros.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu