Foto: CM Nelas

Em Nelas, foi já assinado o protocolo para implementação no concelho do E-Guard (Projeto de Teleassistência a Pessoas Vulneráveis).

O objetivo passa por “criar um canal de comunicação direto e expedito com os idosos isolados e vulneráveis do Concelho de Nelas, utilizando um dispositivo que será adquirido pelo Município à ADSI (Agência de Desenvolvimento para a Sociedade da Informação e do Conhecimento), que monitorizará o dia a dia do beneficiário”, informou a autarquia nelense.

O E-Guard procura garantir um acompanhamento de proximidade, e permanente, a pessoas isoladas e socialmente vulneráveis, em particular idosos, sendo monitorizado em permanência no Comando Distrital de Viseu da GNR.

É entregue a cada idoso um aparelho e, em caso de emergência, basta ser premido o botão SOS e a GNR assegura as medidas que forem necessárias para que o apoio chegue o mais rápido possível.

O presidente da câmara, Joaquim Amaral, frisou durante a cerimónia de assinatura do protocolo, a intenção do Município de Nelas “manter a colaboração institucional entre a autarquia e as forças de segurança, para assegurar uma maior proteção de todos os munícipes e intervenção atempada em situações de perigo junto das crianças e jovens, como no caso específico da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Nelas e do Programa “Escola Segura”, bem como no combate ao isolamento dos idosos.

O projeto E-Guard chega já a 15 dos 24 concelhos do distrito de Viseu: Carregal do Sal, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Nelas, Resende, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tarouca, Tondela e Viseu.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.