A Lapa do Lobo, em Nelas, vai voltar a ser ‘Aldeia Cultural’, este ano coma segunda edição do evento que decorre a partir de 22 de julho, e se prolonga por três dias.

Em agenda há música, cinema, exposições, conversas, oficinas e um teatro de rua.

Organizado pela Fundação Lapa do Lobo, em parceria com a escola de música Contracanto, “a novidade, este ano, é o teatro de rua feito por crianças e jovens que frequentam a oficina de teatro do serviço educativo da fundação, com a Companhia Radar 370, e vão fazer a apresentação pública durante o fim de semana”, adiantou Sónia Simão.

A coordenadora geral da Fundação Lapa do Lobo, destacou ainda no programa deste ano do Aldeia Cultural “mais exposições” que irão acontecer “tanto na galeria da fundação como na rua”.

Quanto às sessões de cinema, prevista a exibição de ‘O povo que conto’ um documentário de Tiago Pereira que resultou de um entrevistas feitas às pessoas, principalmente as mais velhas, da Lapa do Lobo, projeto que durou um ano e foi feito para a primeira edição da Aldeia Cultural, em 2018.

Haverá ainda oficinas de canto, de cerâmica, de rendas de bilro, oficinas de provas de vinho, concertos de música, apresentações de livros e sessões de contos.

No programa está também previsto um ‘rally paper’, que “obriga as pessoas a circularem” pela aldeia e onde o objetivo, segundo Sónia Simão, passa por dar aos participantes a oportunidade de “conhecerem melhor a aldeia” porque terão de “pesquisar dados históricos e geográficos da Lapa do Lobo” e “interagir com os habitantes para fazerem perguntas”.

O projeto Aldeia Cultural estreou em 2018 e deveria acontecer de dois em dois anos, mas, devido à pandemia de covid-19, em 2020 não se realizou.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.