Foto: CM Nelas

O município de Nelas garante que não assumirá responsabilidades na área da saúde, com base no plano de descentralização da Administração Central, sem que o Governo assegure algumas contrapartidas ao concelho.

Foi a conclusão saída de um reunião entre o executivo liderado por Joaquim Amaral, o Adjunto do Ministro da Saúde, Eduardo Leal, e a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, além de técnicos da ARS Centro com responsabilidade no processo de descentralização.

O executivo de Nelas quer que sejam assegurados alguns pressupostos que garantam o bom funcionamento das USF de Nelas e de Canas de Senhorim e das extensões de Carvalhal Redondo e Santar.

Joaquim Amaral quer que o Estado garanta o financiamento para a requalificação das duas USF do concelho, e assegure o reforço das equipas médicas, de enfermeiros e funcionários administrativos, que permitam melhorar o serviço prestado e o seu funcionamento em horário alargado do Centro de Saúde, de 2ª a 6ª feira até às 23h00 ou 24h00, e aos sábados das 09h00 às 14h00, ou da parte da tarde.

Sem que estas reivindicações sejam atendidas, o Município de Nelas não assina o Auto de Transferência.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.