Foto: GarryKillian

O Município de Nelas vai avançar com um projeto de apoio ao investimento na agricultura e floresta, não só com o objetivo de criar riqueza no concelho, mas também de proteção destes dois setores contra os incêndios.

Segundo o autarca nelense, Joaquim Amaral, o projeto vai em breve ser levado a reunião do executivo para ser discutido, e aprovado, e o objetivo é que possa ser implementado já partir de março de 2025.

Numa primeira fase, está prevista a identificação de terrenos públicos, ao nível de características de área, localização, tipo de solo, e setor potencial de utilização, e também terrenos privados, que possam a vir a fazer integrar as áreas de investimento agrícola e florestal.

Ainda segundo Joaquim Amaral, serão depois disponibilizados lotes e áreas, para potenciais investidores, num processo que será supervisionado pelo Município, já que os potenciais projetos de investimento nestes dois setores terão que merecer um parecer positivo da autarquia de Nelas.

Há setores que o Município pretende ver privilegiados ao nível do setor agrícola, como vinha, olival, frutos secos, mel, frutos do bosque e associados à produção de leite e queijo.

Na floresta, o Município de Nelas quer apostar na reflorestação do concelho com espécies autóctones como o carvalho, sobreiro, loureiro, pinheiro manso, pinheiro-bravo, castanheiro e medronheiro.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu