Foto: D.R.

O executivo municipal da Câmara de Nelas aprovou, por maioria, o orçamento para 2023, no valor de 26 milhões de euros (ME), que tem como prioridades “questões ambientais e sociais”, adiantou o presidente da autarquia.

“É um orçamento que tem a conclusão de alguns projetos, daí também o investimento nas despesas de capital e, ainda, com uma herança de responsabilidades assumidas, mas também já do cunho pessoal”, afirmou Joaquim Amaral, acrescentando que o documento “já contabiliza intervenções no território planeadas por este novo executivo, para acontecerem no próximo ano e em consonância com as juntas de freguesia em prol do bem-estar das populações”.

O orçamento de 26 ME foi aprovado pela maioria, com quatro votos a favor e três abstenções da oposição socialista na autarquia nelense.

“A aposta grande é na questão do ambiente e da sustentabilidade da água, na qualidade de vida dos munícipes, mas também naturalmente a prioridade vai para intervenções de proximidade com as juntas de freguesia”, garantiu o autarca.

Intervenções que Joaquim Amaral adianta passarem por “obras que vão ao encontro da melhoria e da qualidade de vida das populações”, referindo, a título de exemplo, nas áreas “escolar, do apoio à saúde e também na intervenção e apoio social, porque 2023 vai ser um ano difícil”.

Este orçamento “tem muito de apoio às populações, mais do que obras físicas, apesar de se estar a fechar o quadro comunitário de apoio PT 2020 e com as janelas de oportunidades que há no PRR” (Plano de Recuperação e Resiliência).

Joaquim Amaral avançou também que, “no novo quadro comunitário, que vai ser apresentado no início do próximo ano, aí sim, serão feitas intervenções em três ou quatro grandes segmentos” com o apoio conseguido nesse quadro.

“Na eficiência energética, no ciclo da água e distribuição em baixa, nas questões ambientais e na requalificação do parque escolar e na qualidade de vida das populações”, descreveu.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm