A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar a origem do incêndio que ontem à tarde em Vale de Madeiros, no concelho de Nelas, provocou várias explosões e feriu cinco bombeiros e um militar da GNR, que tinham ocorrido ao sinistro.

O dono do armazém de serralharia onde o incêndio deflagrou, um homem de 62 anos, foi detido pela GNR, e o caso entregue à PJ depois de suspeitas que as explosões que aconteceram possam ter origem criminosa.

Fonte da PJ confirmou que “o homem foi detido e está sob interrogatório” e que, “em princípio, vai a tribunal na sexta-feira”, para ser ouvido. “Tudo depende da evolução das diligências que estão neste momento a acontecer”.

Na origem, estará um caso de partilha de bens, e a execução de uma ordem judicial que não terá agradado ao detido, abordado ao início da tarde de ontem por oficiais de justiça. Há suspeitas de que o homem terá provocado o incêndio e depois de barricado no armazém terá feitos alguns disparos com uma caçadeira quando bombeiros e GNR chegaram para combaterem o fogo.

O detido, segundo informação da GNR, é natural de Canas de Senhorim, mas terá vivido durante vários anos em Lisboa.

Os seis feridos foram todos transportados para o hospital com dois bombeiros feridos com maior gravidade, mas sem correrem risco de vida.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.